História

Diário de Bordo 2º dia (parte 2)

No nosso segundo momento fomos a Recife antigo e chegando lá á Igreja madre de deus que fica do lado do shopping Alfândega

Igreja Madre de Deus

Bom pessoal esse foi o resumo da minha Aula de Campo !!!!!!!!

Feito por: João Paulo

Diário de Bordo 2ºdia (parte 1)

Olá pessoal Estou aqui mais uma vez pra mostrar como foi nosso 2º dia de aula de campo. Nós fizemos uma longa caminhada nas ladeiras de Olinda em busca da catedral da Sé.

Depois fomos para uma varanda onde tivemos uma bela vista de Olinda.

Feito por: João Paulo

Diário de Bordo 1º dia (parte 2)

Bem gente continuando nossa aula de campo fomos ao instituto Ricardo Brennand.

Diário de Bordo 1º dia (parte 1)

Olá pessoal. Aqui está o meu trabalho de história de acordo com o 1º dia de aula de campo em recife
Primeiro fomos á Igarassu no convento Santo Antônio.(Obs) A igreja foi construída no Brasil Colônia.

Essa foto mostra uma torneira muito antiga

Essa foto mostra o teto da Igreja totalmente pintado a mão.(Obs)não sabemos quem foi o autor porque Antigamente os autores não marcavam seus nomes nas pinturas.

Após a visita ao convento Santo Antônio, subimos uma ladeira em busca da igreja sagrado coração de jesus

Feito por: João Paulo

Olá pessoal! vou dizer como foi a minha visita a igreja de Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (Antiga Catedral) e a igreja do Galo.

Igreja de Nossa Senhora da Apresentação

Em 1994 foi inciado um minucioso trabalha de restauração. Nessa restauração foram removidos todos elementos de gosto eclético. A igreja restaurada foi devolvida à comunidade Natalense em 15 de agosto de 1995.

Igreja do Galo
Ela é conhecida como Igreja do Galo, pois há um galo em metal no alto. A mesma foi construída em 1766 em estilo barroco.

Feito por: Gabriel Melo

Galerinha estou fazendo um Diário de bordo da matéria de Historia sobre a viagem de campo, bom vamos lá:
Primeiramente falarei sobre o Convento Santo Antonio que fica em Igarassu:
Lá no Convento Santo Antonio nos vimos varias coisas uma delas foi uma capela muito linda, ele tinha uma nave (nave são as separações da igreja ou capela), o seu teto era todo pintado e tinha algumas peças banhadas a ouro.

(Teto da capela)

(Peças banhadas a ouro)

Galera agora eu irei falar sobre a Igreja do sagrado coração de Jesus, o Convento do Sagrado Coração de Jesus está localizado no Sítio Histórico de Igarassu, Largo dos Santos Cosme e Damião, perto da Igreja Matriz. É um convento de estilo barroco que destaca pelas cinco belas janelas do andar superior de sua Igreja, cujo interior encontram-se guardadas quatro belas imagens de tamanho natural.
  Galerinha infelizmente minha maquina fotográfica descarregou na hora de tirar as fotos, a unica foto que conseguir tirar foi de uma barraquinha de lembranças:

(kkkkk)

Instituto Ricardo Brennand:

Galera quando chegamos no Instituto Ricardo Brennand na entrada tinha uma fileira de Coqueiros Imperiais (acho que é assim o nome):

(Coqueiros Imperiais)

Logo depois disso Subimos uma pequena ladeira e fomos para uma estatua:

(Estatua)
Depois de vermos a estatua fomos para a ARMARIA nela vimos vários tipos de armas e espadas diferentes e de seculos atras:

(Parte da frente da armaria)

(armas e espadas)
Galera depois de visitarmos a armaria nos fomos para uma exposição de quadros e livros, eles eram muitos antigos, alguns quadros tinham a imagem de Olinda e outros de conteúdos variados:

Recife antigo- Madre de Deus:

Galera a Igreja madre de Deus é uma das maiores de Recife. Galera agora falarei um pouco sobre essa igreja, a Igreja Madre de Deus é um templo religioso católico romano da cidade do Recife,Pernambuco. Situa-se na Rua Madre de Deus, no Bairro do Recife,ao lado do Paço Alfândega. A construção do templo só veio a ser concluída em 1720, apresentando em sua fachada esculturas em pedras dos arrecifes e uma estátua de São Felipe de Néri, em tamanho natural. Nele abriga, além de uma obra em talha, algumas imagens que pertenceram à primitiva igreja do Corpo Santo, demolida em 1913, quando das obras de modernização do porto.

Bom galerinha é isso ai ate a próxima #FUI
Feito Por: Victor Gabriel.
------------------------------------------------

Visita Convento Santo Antônio e Igreja Sagrado Coração de Jesus

A visita ao convento foi muito interessante, favava sobre a historia do convento e o que cada coisa representava e também falava dos objetos que eram folheados a ouro e a igreja que era muito linda.
Já a igreja Sagrado coração de Jesus era muito bonita dês dos moveis até a decoração da parede e tudo tinha um significado histórico até a cerâmica da parede contava uma historia.

Convento Santo Antônio.

Igreja Sagrado coração de Jesus

Visita ao museu Ricardo Brennand

Eu gostei muito da visita ao Brennand onde era dividido em 2 partes do a dos quadros e escultura e a parte das armadura e armas principalmente da coleção de armas que eu achei muito interessante, umas armas muito legais tanto de fogo como armas brancas.

Tanto a arma que eu mais gostei foi a que ao mesmo tempo era espada e pistola que tinha um visual muito legal, em geral foi muito divertido eu gostei de mais.

imagem de um revolver do museu brennand.

Se quiser ir para uma visita on-line visite: http://www.institutoricardobrennand.org.br/index2.html

Visita a Catedral da Sé

Antigamente a catedral da sé era apenas uma simples capela onde era celebradas algumas missas, tem uma bonita paisagem que chamou muito minha atenção onde tinha uns quadros que pareciam que te olhavam para onde vocês fossem que eram muito legais.

Visita a Igreja Madre de Deus

A visita a igreja em Recife foi legal apesar de todo mudo estar esperando para ir ao shopping, tudo lá era muito bonito com detalhes que deixavam a igreja linda, Tinha detalhes que pareciam ser de ouro, foi um dos pontos que eu achei mais bonito na aula a campo deste ano.

Fachada da igreja madre de Deus

Dentro da igreja madre de Deus.

Por: Pedro Henrique

Diário de bordo (História)

Igarassu convento Santo Antônio e Igrja do Sagrado Coração de Jesus

Convento Santo Antônio                                                           Altar do Convento Santo Antônio

Igreja do Sagrado Coração de Jesus
  O convento de Santo Antônio tem em destaque esse lindo altar a cima feito em madeira e folheado a ouro,um
convento muito antigo, e a Igreja do Sagrado Coração de Jesus era simplesmente incrível com azulejos nas paredes
que contavam histórias,móveis bonitos e antigos e várias pinturas Históricas.

RECIFE ANTIGO-Madre de Deus

Mais que igreja incrível! Muito alta com um altar belíssimo,uma igreja muito antiga,olha só para essa imagem maior,
 os detalhes parecem ouro puro, incrível apesar de estarmos com pressa para ir ao shopping(risos) foi uma visita curta
 porém muito boa.

Visita á Olinda - Catedral da Sé

Uma Igreja impressionante, com um altar com detalhes muito bonitos,
 gostei bastante da igreja apesar do instituto Ricardo Brennand ter me
 me agradado mais, a igreja possuía uma bela vista e tinha quadros
muito interessantes que te seguiam quando você se movia.

Visita ao Instituto Ricardo Brennand

A visita ao Instituto Ricardo Brennad na minha opnião foi a melhor partede da viagem,
a variedade de armas,pinturas,esculturas,armaduras e principalmente as armas era im-
precionante eu gostei muito, uma coisa impressionante essa coleção.

Por: Tulio Lucas

Fortaleza dos Reis magos (Trab part 1°)

FORTALEZA DOS REIS MAGOS

Boas pessoal, hoje irei falar sobre meu passeio na fortaleza dos reis magos, aqui na região de natal, uma local histórico fundada em 1598,a fortaleza foi construida pelos portugueses,com pedras e banha de baleia(muita banha de baleia,pra falar a verdade),ela foi construída com a intenção de proteger a costa da região,o que não deu muito certo pois ela foi dominada por holandeses.
bom mais agora falando da minha "visita".bom chegando ao local  me deparei com muita história e estrategia do local,desde a portas projetadas para não serem derrubadas por troncos e o buraco no teto, por onde os portugueses jogavam óleo quente nos inimigos,até o marco português colocado na praia de touros colocado em 1501;Adentrando mais na construção vemos o patio,com a capela no centro e o andar de cima dela onde escondia-se a pólvora vemos também os alojamentos dos soldados,tudo muito rico em historia,subindo as escadas vemos os calabouços sinistros,ao chegar lá em cima vemos os canhões de mais de 400 atras com 8000m de alcance e uma belíssima vista do mar,na parte de cima encontramos as salas dos comandantes.
Se você for visitar o local eu lhe aconselho ir das 8 as 9 horas pois é o único horário que tem guias no local (quando eu fui não tinha nem se quer um guia todas as informações que existem nessa postagem foram pegas com os porteiros, muito simpáticos e que dominão toda a história do local,alias se você for lá eu lhe aconselho a procurar por Neia(o porteiro que me explicou tudo).

Então é isso pessoal obrigado pela atenção e até a próxima!
Por: João Freire.

DIÁRIO DE BORDO. 2º DIA (PARTE 2)

Oi gente, estou aqui para expor o 2º momento do nosso segundo dia da aula de campo. Fomos a Recife Antigo e chegando lá à Igreja Madre de Deus que fica ao lado do shopping Alfândega. Esta igreja é construída em estilo colonial, do século XVIII, uma curiosidade é que o seu altar tem um oratório com a imagem do Padroeiro da Paróquia. Aqui colocarei algumas fotos:

Igreja Madre de Deus.

Altar da igreja Madre de Deus.

Bem pessoal, esta foi a síntese da minha aula de campo em Olinda/Recife-PE, ai vai uma dica, quando puder faça uma visita a estes lugares, eles tem muito que oferecer em termo de Cultura. Obrigado e até a próxima.

Feito Por: João Luiz.

DIÁRIO DE BORDO. 2º DIA (PARTE 1)

Olá pessoal! Estou aqui mais uma vez para mostrar como foi o nosso 2º dia da aula de campo. Nós fizemos uma longa caminhada nas ladeiras de Olinda para poder chegar a Catedral da Sé. Chegando lá, a igreja estava fechada,mas o guia falou com um senhor e ele abriu uma passagem por trás da igreja e entramos. Ao entrarmos na igreja, sentamos para receber informações que o guia tinha para nos dar. Aqui estão algumas fotos do altar principal:

Aí está o altar com várias partes foleadas á ouro.

Depois fomos para uma varanda onde tivemos uma bela vista de Olinda e um pouco da cidade de Recife. Aqui estão algumas fotos desta linda paisagem:

Visão panorâmica da cidade de Olinda e um pouco de Recife.

Bem gente, o que tenho a dizer sobre a Catedral da Sé que é algo surreal e magnifico.

Este foi mais um momento marcante nesta aula de campo. Para quem gosta de apreciar obras desde o   Barroco até o Contemporâneo, vale a pena conhecer.

Feito Por: João Luiz.

DIÁRIO DE BORDO. 1º DIA (PARTE 2)

Bem gente, continuando a nossa aula de campo, fomos ao Instituto Ricardo Brennand, um museu muito rico em cultura e beleza. Selecionei algumas fotos para expressar tamanha riqueza.

A armaria é uma das maiores coleções do mundo.

A pinacoteca com obras importantes e maravilhosas.

Espero que tenham gostado desse 2º momento, aconselho que façam uma visita ao Brennand, experiência única.

Feito Por: João Luiz.

DIÁRIO DE BORDO. 1º DIA (PARTE 1)

Olá pessoal. Aqui está o meu trabalho de história de acordo com o 1º dia da aula de campo em Recife/Olinda-PE.

Primeiro fomos à Igarassu no Convento Santo Antônio. A igreja foi construída no Brasil colônia. Felizmente, na época já tinham descoberto um tipo de madeira que os cupins não gostavam, madeira azeda. Graças a essa descoberta, a igreja está praticamente nova. Aqui vão as fotos do convento:

Essas são as fotos do convento Santo Antônio e do seu teto.

Essa foto mostra uma torneira antiga(muito antiga), vocês podem ver que no meio tem um buraco por onde saia a água.

Essa é a foto de São José tirada de dentro da igreja original.

Essa  foto mostra o teto da igreja totalmente pintado a mão. O guia disse que demorou 3 anos para ser pintado. Não sabemos quem foi o autor porque antigamente eles não marcavam seus nomes nas pinturas, na época quem fizesse isso era chamado de amostrado, esnobe, e outras coisas.

Após a visita ao convento Santo Antônio, subimos uma ladeira e paramos na igreja Sagrado coração de Jesus. Ela é uma igreja muito bonita. Aqui está uma foto interna da igreja.

Bem pessoal, esse foi o 1º momento do meu trabalho.

Feito Por: João Luiz.

Bom pessoal, ha alguns dias nossa professora de história Daiane nos propôs a fazer um final alternativo para o livro guarani, mas para isso antes precisamos fazer um resumo do inicio e meio da história.
A história do guarani fala sobre uma família de um fidalgo português que no período colonial vem morar no Brasil, mais precisamente no meio da mata onde hoje é o Rio de Janeiro. Nessa mesma região vivem duas tribos de indígenas os goitacás e os aimorés e o índio que se tornaria chefe dos goitacás é apaixonado pela filha do fidalgo e faz tudo para agrada La
Mas o filho do fidalgo sem querer matou a filha do chefe dos aimorés iniciando uma guerra entre está família e seus homens de armas e os goitacás, durante a guerra Peri, após a casa de a família ser incendiada, foge com Cecília (filha do fidalgo) e então o livro acaba. mas a nossa equipe elaborou esse final em quadrinhos.

Por: João Freire e Pedro Henrique.

A ARTE DE CURAR NO BRASIL COLÔNIA ( Trabalho de História )

Ei gente, você sabia como era a arte de curar do Brasil Colônia? E atualmente como é?

A Arte de curar do Brasil Colônia era feito pelos boticários, que eram os farmacêuticos da época. Eles preparavam as suas “medicinas”, como os remédios eram chamados e vendidos nas boticas.
      Os medicamentos, em sua maioria vinham da natureza e os seus nomes eram escritos em Latim, por ser um idioma conhecido mundialmente, facilitando o reconhecimento dos nomes dos mesmos em qualquer lugar.
      Hoje tudo mudou, a medicina é uma área de conhecimento, ou seja, de tentar ligar a Ciência e a prática com diferentes métodos de terapias, tratamentos e remédios; Já não existe botica como antes, e sim amplas e modernas drogarias abastecidas com muitos medicamentos.

Gabriel Melo de Lima
João Luiz Miranda de Melo
8º D
--------------------------------------

Os Jesuítas e o Brasil (trab. Historia)

Os jesuítas ao chegarem à América do sul a fim de evangelizar os indígenas nativos, acabaram por ganhar poder e querer mais poder, eles ganharam várias terras em que desenvolviam práticas administrativas similares ás dos grandes senhores de engenho, plantando principalmente a cana, para buscar o açúcar, porém alguns dos jesuítas, não raras vezes, foram criticados pelos seus companheiros por estarem se afastando do ideal jesuítico.
                Hoje missão dos jesuítas é se dedicar a evangelizar (apresentar a Bíblia) e converter a quem não é católica e cuidar dos pobres e doentes. Os jesuítas são famosos por terem espalhado catolicismo pelo mundo todo, inclusive aqui no Brasil. Também se fala muito no voto de pobreza - eles recusam posses materiais e vivem de maneira humilde, sem luxo nenhum.
Os jesuítas do passado queriam se dar bem, ter terras (que era a riqueza da aquela época). Que tinha como objetivo plantar cana de açúcar, criação de gado entre outros para ganhar lucro. Também, pegavam os índios e deixava-os em aldeamento a fim de catequizá-los e convertê-los para o catolicismo, com isso, tirava desse povo a sua cultura. Os jesuítas do presente, são mais fiéis a religião católica, são mais humildes e pregam o evangelho sem fins lucrativos.