Geografia

Alcoolismo no trânsito



A ingestão de álcool, mesmo em pequenas quantidades, diminui a coordenação motora e os reflexos, comprometendo a capacidade de dirigir veículos, ou operar outras máquinas. Pesquisas revelam que grande parte dos acidentes são provocados por motoristas que haviam bebido antes de dirigir, neste sentido, segundo a legislação brasileira (Código Nacional de Trânsito, que passou a vigorar em Janeiro de 1998) deverá ser penalizado todo o motorista que apresentar mais de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue. A quantidade de álcool necessária para atingir essa concentração no sangue é equivalente a beber cerca de 600 ml de cerveja (duas latas de cerveja ou três copos de chope), 200 ml de vinho (duas taças) ou 80 ml de destilados (duas doses)


Feito por: João Paulo e Melquesedec 

Pessoal hoje estou postando minhas últimas dicas de trânsito.





Cuidados com o veículo
- Fazer a manutenção periódica do veículo é uma das medidas preventivas pneus (calibragem e desgaste), limpador de para-brisas, quantidade de combustível, nível do óleo, condições das pastilhas de freio e funcionamento do motor são alguns dos itens que devem ser periodicamente checados.






Condições do motorista
- Fatores físicos como cansaço, visão ou audição comprometidas diminuem a atenção e aumentam os riscos de acidente; - Comer demais ou deixar de se alimentar são atitudes que geram reflexos físicos não aconselháveis a um condutor; - Fatores emocionais e psicológicos - nervosismo, tensão, inexperiência, excitação ou tristeza - também fazem o motorista perder o foco; - Dirigir com sono, embriagado ou sobre efeito de substâncias tóxicas (remédios ou drogas) também não é aconselhável.






Como evitar colisões
- Manter distância do carro da frente, para dar espaço a reações bruscas, em caso de atitudes inadvertidas do outro motorista; - Sinalizar corretamente as conversões; - Em cruzamentos não sinalizados, o veículo na via da direita tem preferência; se houver placa de "dê a preferência", vale a placa; - Quando em marcha ré, retroceder devagar e sempre observando os dois espelhos; - Direção e celular não combinam: além de ser contra a lei atender ligações ao volante, o telefone desvia a atenção do condutor;
- D percepção do problema à reação por parte do motorista passam-se, pelo menos, dois segundos. Para medir esse intervalo, marque um ponto X e conte "três mil e um, três mil e dois" entre o instante em que o carro da frente passa pelo ponto e o em que o próprio carro passa por ali; se o veículo de trás cruzar o ponto antes dos dois segundos, é porque a distância está pequena.

Por: Gabriel e João Luiz





Venho aqui com duas dicas de segurança no trânsito espero gostem.

- Neblina - diminui a visibilidade. Recomenda-se ligar o farolete ou os  faróis baixos e só parar em locais com acostamento, sinalizando com o pisca;
- Chuvas - a pista molhada diminui a aderência entre os pneus e o solo, o que pode gerar a aquaplanagem e perda de controle. Diminua a velocidade e freie com cuidado;
- Granizo - como em outros casos de baixa visibilidade, o ideal é manter distância do carro da frente e ir devagar;
- Vento - se o vento estiver transversal, a recomendação é abrir as janelas; se vier de frente, aconselha-se diminuir a velocidade. Atenção com objetos que podem ser arremessados contra os vidros.

 

- Em caso de problemas na conservação das pistas, é indicado adequar a velocidade às condições observadas
- Recomenda-se atenção a desvios, trechos em meia pista ou sem acostamento;
- Em vias sem sinalização, atenção redobrada;
- Definir o trajeto antecipadamente é uma forma de evitar conversões bruscas e velocidades abaixo das mínimas ao se procurar um endereço;
- Em descidas, a indicação é usar o freio rápido e suavemente, e manter-se com a marcha engatada (em vez de fazer "banguela").

Por: Gabriel e João Luiz



Galerinha,venho aqui com minha primeira  dica de trânsito,espero que seja útil,em breve estarei postando mais:



Dirigir com excesso ou escassez de luz

- Em caso de via escura, o motorista pode se guiar pela faixa branca na lateral da pista; - É preciso cuidado com o farol alto, que ofusca o motorista na via de sentido oposto. O indicado é baixar a luz quando outro veículo se aproximar na pista contrária; - O farol alto também pode cegar temporariamente o carro da frente, quando a luz incide no retrovisor. Nesses casos, também é aconselhável diminuir o farol quando atrás de outro veículo no mesmo sentido; - É indicado, sempre que possível, trafegar com luz baixa.


Por:Gabriel e João Luiz

-----------------------------------------------------------

                               Educação no trânsito
                                       




Dicas de Segurança no Trânsito
Trafegue na faixa certa - Em baixa velocidade, conserve-se na faixa da direita. Você se mantém mais seguro e não atrapalha o trânsito.
Cuidado nas ultrapassagens - Só ultrapasse pela faixa da esquerda. Você evita surpresas para você e o motorista da frente.
Atenção ao sinal amarelo - Não faça do sinal amarelo um complemento do verde. Pare e evite acidentes com carros e pedestres.
Buzina só em último caso - Evite ficar buzinando o tempo todo. Isso só causa stress e sustos desnecessários. Quando o carro à sua frente estancar no sinal, tenha paciência e aguarde. Antes de buzinar, lembre-se que poderia ser você.
Pega é crime - Fazer pega nas ruas é crime. Rua não é pista de corrida. Acidentes durante pegas geralmente matam motoristas e transeuntes inocentes.
Não utilize celular - É proibido usar telefone celular enquanto se dirige. Quando o seu tocar, estacione o carro em local seguro e só então atenda. Falar ao celular atrapalha a concentração e provoca acidentes graves.
Estacione sempre corretamente - Nunca pare em fila dupla, principalmente em frente a escolas. Isso tira a visão dos motoristas que passam e das crianças que atravessam a rua. Calçada é lugar de pedestre, não de carro.
Cinto de segurança é obrigatório - Não abra mão de sua segurança. Para não amassar as roupas use um pano entre elas e o cinto, ou use acessórios acolchoados nos cintos. Torne a colocação do cinto um procedimento automático assim que entrar no carro.
Faixa de pedestre - O próprio nome já diz tudo. Não pare o carro sobre ela. É contra a lei.

Fontes:

Feito por: Pedro Vitor e Túlio Lucas
------------------------------------------------

Álcool e drogas no transito
Dados da OMS apontam que aproximadamente 1,2 milhão de pessoas morrem no mundo em consequência de acidentes de trânsito. Os acidentes de trânsito com vítimas também são responsáveis por alto impacto econômico no Brasil. Um acidente com vítima custa 11 vezes mais do que um acidente sem vítimas, podendo custar 44 vezes mais se houver morte.

A nova lei seca, em vigor desde dezembro de 2012, diz claramente que não há necessidade de o indivíduo alcoolizado estar com suas habilidades comprometidas para impedi-lo de dirigir. A presença de qualquer quantidade de álcool é suficiente para tal. Devemos lembrar que se houver recusa do motorista em fornecer material biológico ou em usar o tipômetro, esse tipo de sanção pode ser prejudicada, dificultando a aplicação de leis que buscam reduzir os custos sociais ocasionados por acidentes.

Por: João Freire e Pedro Henrique

Nenhum comentário: